data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
De acordo com a prefeitura, uma manifestação do Ministério Público (MP) está impedindo a reabertura dos cinemas em Santa Maria que, em tese, poderiam voltar a operar desde ontem na cidade. Segundo decreto do governo do Estado, a única condicionante para a volta das atividades seria que a cidade de operação do empreendimento tenha permanecido 14 dias em bandeira amarela ou laranja, como é o caso de Santa Maria.
VÍDEO: com rotina diferente, alunos voltam às aulas na Educação Infantil
Contudo, na tarde da última sexta-feira, o MP se manifestou a favor de que a volta dos cinemas esteja condicionada, também, ao retorno presencial das aulas nas escolas, como acontece para a autorização de eventos que envolvam crianças. Em Santa Maria, o Executivo liberou apenas a volta da Educação Infantil. Com isso, a prefeitura espera alinhar, nesta terça-feira, com o governo do Estado e com o MP quais as diretrizes deve seguir em relação ao assunto.
Mais de 100 vagas de emprego e estágio para esta terça
COMO DEVE FUNCIONAR
Se a reabertura for permitida conforme determinação do governo do Estado, cinemas que permitirem alimentação e bebida dentro das salas deverão ter, no máximo, 30% de lotação. Já os cinemas que não permitirem consumo de bebidas e comidas poderão ocupar até 40% dos assentos. Em ambos os casos, o uso de máscara é obrigatório durante todo o tempo em que o cliente permanecer na sala, só sendo permitida a retirada quando ele for se alimentar.
A circulação em pé é restrita para uso dos sanitários, que deverá ter fila com distanciamento demarcado. Além disso, o cinema deverá obedecer um intervalo mínimo de 1 hora entre um filme e outro, para garantir a higienização e evitar aglomerações.